Ferramentas Online Gratuitas Indispensáveis no Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma atividade técnico-administrativa bastante complexa, com o objetivo de analisar os impactos ambientais e a necessidade ou medidas mitigatórias à estes impactos. Para isso devemos conseguir prever tais impactos e analisar a realidade local, através de medições, laudos, análises, etc.

A qualidade da análise ambiental muitas vezes depende das ferramentas utilizadas.

Existem muitas ferramentas online, gratuitas, que ajudam muito o licenciador ambiental.

Abaixo vou listar e linkar algumas ferramentas que utilizo. Caso eu encontre outras ferramentas ou melhores, ou ainda lembre de outros sites úteis, vou retificando ou complementando essa lista.

 

Google Earth

Acho que o Earth é a melhor ferramenta disponível para qualquer profissional que trabalha na área de licenciamento. Depois de muitos anos medindo distâncias, calculando área, obtendo coordenadas, etc. pude comprovar empiricamente que a ferramenta é muito precisa. Desde 2015, se não me engano, o Google Earth Pro foi disponibilizado gratuitamente, o que fez a alegria dos analistas! Podemos baixar uma infinidade de arquivos em .KMZ e .KML, como por exemplo o limite dos estados e municípios, as unidades de conservação nacionais ou estaduais, as áreas de mineração analisadas pelo DNPM, assim como outras infinidades de informações ambientais; podemos também criar esses arquivos com medições, traçados, rotas, etc. e compartilhá-los com outras pessoas, entre muitas outras coisas. Outra ferramenta sensacional é a medição do perfil de elevação do terreno. Para usar é fácil: é só traçar uma linha no terreno, salvar e clicar nela com o botão direito do mouse; vai subir uma aba com a topografia e uma flexa vermelha vai acompanha sobre a linha… É excelente para observar locais mais baixos por onde escorrem os rios, pontos mais altos que podem caracterizar APP ou área de uso restrito, entre muitos outros usos… As possibilidades são imensas!

 

Arquivos KMZ / KML do ICMBio Para Uso no Google Earth

Um ótimo site com arquivos KMZ ou KML com informações ambientais úteis para alimentar o Google Earth e utilizar no licenciamento ambiental é o site do ICMBio. É só baixar o arquivo e abrir com o Google Earth. Tem todas as áreas embargadas pelo ICMBio, todas as unidades de conservação nacional, com suas áreas de amortecimento, a localização dos centros de pesquisa, e muitos outros dados importantes.

 

Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom)

O SisCom é o sistema desenvolvido pelo Ibama para compartilhamento de informações de importância ambiental. Esta página reune outros sitios, onde é possível encontrar a maioria das informações importantes produzidas e desenvolvidas pelo Ibama, desde estatísticas de desmatamento, áreas embargadas, até softewares de código aberto para produção de mapas. Esta página por exemplo, o GeoServer, possui uma série de arquivos KML para vizualização e manipulação pelo Google Earth.

 

Sistema de Informações Geográficas da Mineração – SIGMINE

Toda a base de dados do DNPM, como as poligonais de exploração mineral, o número dos processos, as áreas solicitadas para estudo, etc. estão neste mapa interativo. Informações fundamentais para o licenciamento de atividades de mineração ou atividades próximas. O mapa pode ficar lento e travar, por isso prefiro baixar o arquivo .KMZ neste link, e abrir todas as informações no próprio Google Earth, o que me permite também utilizar todas as ferramentas que já estou habituado. Esse arquivo não é atualizado automaticamente, então sempre que necessário é preciso baixar o arquivo atualizado.

 

Mapa Interativo do ICMBio

Antes do Google Earth Pro o mapa que eu utilizava para medir área, circunferências entre outras coisas, era esse do ICMBio. Ele utiliza a própria plataforma do Earth e integra outras funcionalidades. Ainda pode ser útil.

 

Consulta AFT – CRQ 05

Consulta ART – CREA

Consulta ART – CRBio 03

Outra ferramenta indispensável, que precisa estar nos favoritos do navegador, são os sites de consulta da validade das ARTs, AFTs e afins. Não é incomum, por exemplo, encontrar ARTs baixadas por conclusão antes mesmo do início de obras. Muita gente tenta fugir da responsabilidade. Por isso é preciso sempre verificar as condições dos documentos de responsabilidade técnica.

 

Consulta CREA

Consulta CFBio

Consulta CRQ V (RS)

Nestes links é possível pesquisar se determinado profissional possui registro (ou registro ativo) no conselho de classe, neste caso biólogos e profissionais registrados no CREA. A pesquisa é útil também para verificar se tais profissionais possuem títulos de pós graduação, o que lhes conferem atribuições mais específicas.

 

Consulta CNPJ

No site da Receita Federal é possível consultar e imprimir o comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ de qualquer empresa, muito útil em diversas situações.

 

Convert World – Conversão de Medidas

Simplesmente o melhor site para converter medidas de área, massa, volume, entre outros. Converter acre em ha ou em m², litros em m³, etc. é muito fácil com esse site. Um auxílio e tanto.

 

Conversão de formatos de documentos

O pdf2docx é o melhor site que já encontrei para a conversão de todo tipo de documentos. Com ele é muito fácil converter documentos em pdf para arquivos editáveis como .docx do word, ou imagens em muitos outros formatos e vice-versa. Tem uma variedade enorme de funcionalidades.

 

Calcular período entre duas datas

O calendario365.com.br é a melhor ferramenta para qualquer cálculo que envolva datas. Muitas vezes já precisei calcular a quantidade de dias entre duas datas, com esse site é muito mais fácil e rápido.

 

SICAR – Sistema de Informações sobre o Cadastro Ambiental Rural

O Serviço Florestal Brasileiro disponibilizou o Módulo de Consulta das Informações do CAR, o que foi divulgado pelo Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, na data de 29/11/2016. Ouve muita muita gritaria por parte da bancada ruralista, como de praxe. Mas para os analistas ambientais foi uma grande festa. Juntando a matrícula do imóvel, as coordenadas da atividade e o Sicar, é possível cruzar os dados e encontrar a propriedade cadastrada no CAR, com a quantidade de APP, reserva legal, módulos, perímetro da propriedade, entre outras informações extremamente relevantes. Caso fosse disponibilizado o nome do proprietário de cada área o nosso trabalho seria muito mais fácil.

 

Quem tiver sugestões para complementação desta lista por favor comente abaixo.

 

Referências Bibliográficas:

Os links no próprio texto.

Endereço da imagem:

http://www.fibre2fashion.com/news/textile-news/covestro-gets-gold-certification-for-sustainability-178841-newsdetails.htm

 

2 thoughts on “Ferramentas Online Gratuitas Indispensáveis no Licenciamento Ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *