Ferramentas Online Gratuitas Indispensáveis no Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma atividade técnico-administrativa bastante complexa, com o objetivo de analisar os impactos ambientais e a necessidade ou medidas mitigatórias à estes impactos. Para isso devemos conseguir prever tais impactos e analisar a realidade local, através de medições, laudos, análises, etc.

A qualidade da análise ambiental muitas vezes depende das ferramentas utilizadas.

Existem muitas ferramentas online, gratuitas, que ajudam muito o licenciador ambiental.

Abaixo vou listar e linkar algumas ferramentas que utilizo. Caso eu encontre outras ferramentas ou melhores, ou ainda lembre de outros sites úteis, vou retificando ou complementando essa lista.

 

Google Earth

Acho que o Earth é a melhor ferramenta disponível para qualquer profissional que trabalha na área de licenciamento. Depois de muitos anos medindo distâncias, calculando área, obtendo coordenadas, etc. pude comprovar empiricamente que a ferramenta é muito precisa. Desde 2015, se não me engano, o Google Earth Pro foi disponibilizado gratuitamente, o que fez a alegria dos analistas! Podemos baixar uma infinidade de arquivos em .KMZ e .KML, como por exemplo o limite dos estados e municípios, as unidades de conservação nacionais ou estaduais, as áreas de mineração analisadas pelo DNPM, assim como outras infinidades de informações ambientais; podemos também criar esses arquivos com medições, traçados, rotas, etc. e compartilhá-los com outras pessoas, entre muitas outras coisas.

 

Sistema de Informações Geográficas da Mineração – SIGMINE

Toda a base de dados do DNPM, como as poligonais de exploração mineral, o número dos processos, as áreas solicitadas para estudo, etc. estão neste mapa interativo. Informações fundamentais para o licenciamento de atividades de mineração ou atividades próximas. O mapa pode ficar lento e travar, por isso prefiro baixar o arquivo .KMZ neste link, e abrir todas as informações no próprio Google Earth, o que me permite também utilizar todas as ferramentas que já estou habituado. Esse arquivo não é atualizado automaticamente, então sempre que necessário é preciso baixar o arquivo atualizado.

 

Mapa Interativo do ICMBio

Antes do Google Earth Pro o mapa que eu utilizava para medir área, circunferências entre outras coisas, era esse do ICMBio. Ele utiliza a própria plataforma do Earth e integra outras funcionalidades. Ainda pode ser útil.

 

Consulta AFT – CRQ 05

Consulta ART – CREA

Consulta ART – CRBio 03

Outra ferramenta indispensável, que precisa estar nos favoritos do navegador, são os sites de consulta da validade das ARTs, AFTs e afins. Não é incomum, por exemplo, encontrar ARTs baixadas por conclusão antes mesmo do início de obras. Muita gente tenta fugir da responsabilidade. Por isso é preciso sempre verificar as condições dos documentos de responsabilidade técnica.

 

Consulta CNPJ

No site da Receita Federal é possível consultar e imprimir o comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ de qualquer empresa, muito útil em diversas situações.

 

Convert World – Conversão de Medidas

Simplesmente o melhor site para converter medidas de área, massa, volume, entre outros. Converter acre em ha ou em m², litros em m³, etc. é muito fácil com esse site. Um auxílio e tanto.

 

Conversão de formatos de documentos

O pdf2docx é o melhor site que já encontrei para a conversão de todo tipo de documentos. Com ele é muito fácil converter documentos em pdf para arquivos editáveis como .docx do word, ou imagens em muitos outros formatos e vice-versa. Tem uma variedade enorme de funcionalidades.

 

Calcular período entre duas datas

O calendario365.com.br é a melhor ferramenta para qualquer cálculo que envolva datas. Muitas vezes já precisei calcular a quantidade de dias entre duas datas, com esse site é muito mais fácil e rápido.

 

SICAR – Sistema de Informações sobre o Cadastro Ambiental Rural

O Serviço Florestal Brasileiro disponibilizou o Módulo de Consulta das Informações do CAR, o que foi divulgado pelo Ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, na data de 29/11/2016. Ouve muita muita gritaria por parte da bancada ruralista, como de praxe. Mas para os analistas ambientais foi uma grande festa. Juntando a matrícula do imóvel, as coordenadas da atividade e o Sicar, é possível cruzar os dados e encontrar a propriedade cadastrada no CAR, com a quantidade de APP, reserva legal, módulos, perímetro da propriedade, entre outras informações extremamente relevantes para os analistas ambientais. Caso fosse disponibilizado o nome do proprietário de cada área iria facilitar ainda mais o nosso trabalho e o trabalho de fiscalização ambiental.

 

Quem tiver sugestões para complementação desta lista por favor comente abaixo.

 

Referências Bibliográficas:

Os links no próprio texto.

Endereço da imagem:

http://www.fibre2fashion.com/news/textile-news/covestro-gets-gold-certification-for-sustainability-178841-newsdetails.htm

 

One thought on “Ferramentas Online Gratuitas Indispensáveis no Licenciamento Ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *